17 agosto, 2013

10 Características que te fazem mais inteligente

Vários estudos são feitos por ano pra entender e agrupar pessoas com QI elevado. Aqui vão 10 características no mínimo curiosas que pessoas inteligentes tendem a possuir:


1 – SER CANHOTO


canhotoO cérebro humano é dividido em dois hemisférios, sendo que um deles é levemente dominante ao outro, o que ocasiona a preferência no maior uso da mão direita ou esquerda.
Alguns estudos mostram que o uso da mão esquerda está associado à inteligência, mostrando que canhotos tendem a apresentar maior pontuação em testes de QI e também tendem a terminá-los mais rapidamente que pessoas destras. 







2 – HOMOSSEXUALIDADE


LGBT bandeira
Um estudo feito pelo psicólogo Satoshi Kanazawa mostra uma pequena mas significante relação entre homossexualidade e inteligência: a homossexualidade pode ser um reflexo da curiosidade, um precursor ou companheiro da inteligência. Uma outra explicação para esta ligação pode ser causada pela atitude da sociedade frente aos gays.
As crianças que sofrem preconceito devido a homossexualidade podem se voltar para buscas intelectuais, e sentir uma maior necessidade de ter sucesso em áreas em que sejam aceitos.


3 – ORDEM DE NASCIMENTO

irmãosMuitos estudos apontaram uma ligação entre o QI e a ordem de nascimento em uma família. Os primogênitos geralmente são mais inteligentes que seus irmãos, sendo pior o desempenho do filho mais novo em testes de QI.
Não é certo se o efeito é devido a alguma mudança em condições pré-natais das gravidezes posteriores, ou se é apenas um efeito social. Pesquisas recentes apontam que um dos fatores determinantes para o QI de uma pessoa é a maneira que a família a trata quando criança, e não a ordem do nascimento.





4 – ATEÍSMO
ATEA ateu símbulo
Estudos mostram que países com taxas maiores de ateísmo também possuem os maiores valores de QI. Como os aspectos de sociedades podem ser alterados por outros fatores, o estudo de indivíduos também já foi feito. Em 2008, um estudo examinou a relação entre inteligência e crença religiosa. Quando classificados de acordo com a inteligência, os ateístas geralmente ficam no topo, seguidos dos agnósticos, crentes liberais e, por último, os fundamentalistas religiosos.




5- PELOS CORPORAIS

tony ramosO Dr. Aikarakudy Alias descobriu em um estudo feito com homens, uma ligação entre pelos corporais e inteligência pesquisando a relação entre pelos corporais e níveis de educação.
Ao Contrário do que se pensa, homens que eram estudantes e graduados tinham mais pelos corporais que aqueles que possuíam trabalhos mais "rudes". Da mesma forma, estudantes que tinham melhor performance acadêmica também eram mais peludos que seus colegas. O trabalho focou-se nos pelos toráxicos, mas ele também correlacionou os pelos das costas à inteligência nos homens. A pilosidade das mulheres inteligentes ainda não foi estudada sistematicamente.









6 – FELICIDADE

felicidadeTodos lembramos de pessoas inteligentes que parecem ter se tornado míseros por causa da inteligência e parece que há uma ligação entre inteligência e humor.
Acredita-se que um QI elevado esta ligado à depressão e mau humor, mas um estudo recente feito na Inglaterra mostrou que pessoas com baixo QI tem maior probabilidade de serem infelizes que seus colegas mais inteligentes.
Mais uma vez, pode ser que as características associadas à inteligência, e não a inteligência em si, é que tendem a induzir o desespero.


7 – EXCENTRICIDADE


sheldon cooper, bazinga, big bang theory
A excentricidade é uma qualidade singular e difícil de definir e de medir. Geralmente, ela é vista como um comportamento esquisito mas não necessariamente danoso ao indivíduo (diferentemente da insanidade). Existem algumas evidências de indivíduos criativos que tendem a ser excêntricos, mas a excentricidade é prevalente entre os acadêmicos. Montaigne uma vez escreveu que “a obsessão é a fonte da genialidade e da loucura”, e talvez seja esta obsessão que cria um excêntrico, premiando-o com a inteligência correspondente.




8 – BEBIDA

cerveja bebida caneca brindeUm estudo na Inglaterra examinou a ligação entre o consumo de álcool e a inteligência.
A conclusão foi de que é possível prever o nível de ingestão de álcool de uma pessoa baseado na sua inteligência. Crianças inteligentes surpreendentemente tem maior probabilidade de beber mais quando crescem. Resultados similares foram observados 
nos Estados Unidos.







9 – TRANSTORNO BIPOLAR

bipolar
A loucura tem sido ligada à inteligência desde tempos antigos. A relação entre a doença mental e a inteligência permanece uma área de pesquisa interessante para neurocientistas e psicólogos. Um estudo na Suécia comparou a relação entre a performance de estudantes e sua saúde mental mais tarde na sua vida, e concluiu que entre entre os estudantes com a maior performance, o transtorno bipolar era quatro vezes mais frequente.














10 – CONSUMO DE CHOCOLATE



Um estudo recente examinou o número de premiados com o Nobel por dez milhões de habitantes na população dos países, e o consumo total de chocolate do mesmo país. O gráfico resultante mostra uma grande correlação positiva e estatisticamente significativa.

Apesar de não garantir que você vá receber uma ligação de Estocolmo, onde são decididos os ganhadores do Nobel, parece que ter chocolate ou estar cercado de amigos que adoram chocolate não vai danificar o cérebro a longo prazo.


Lembrem-se, possuir essas características significa probabilidade de inteligência, começar a se entupir de chocolate, deixar a barba crescer e aprender a escrever com a mão esquerda não irá te deixar mais inteligente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário